Notícia do jornal A Tarde, um dos maiores aqui de Salvador:
Blocos recorrem até a chip para driblar falsários
Se você não faz idéia de como funciona o carnaval da Bahia, é pouco provável que essa notícia te alegre.
É o seguinte, aqui você compra seu abadá pá, mas geralmente não pega na mesma hora, tem um dia para a entrega dos abadás. Aqui as pessoas estão dando preferência a pegar os abadás dentro de shoppings, justamente por causa dos roubos. Pois, um abadá como o do Chiclete com Banana e Ivete Sangalo por exemplo, são BEM caros! Não é qualquer um que pode comprar não mano!
Daí tem também o caso dos abadás serem falsificados, e é isso que a Central do Carnaval, empresa responsável por blocos como Camaleão e Voa Voa(ambos do Chiclete, ou seja, CAROS), planejam para o carnaval de 2012 equipar os abadás com um chip RFID capaz de identificar se o abadá é mesmo original.
A tecnologia de RFID já está presente em algumas empresas do Brasil. É bastante usada na contagem de peças, máquinas em manutenção e é bastante interessante para ficar no lugar de bater ponto.
Para quem ainda está boiando sobre o assunto, tem um vídeo logo abaixo para você ver uma demonstração do que o RFID é capaz.
Com a tecnologia de RFID os roubos serão mais difíceis de ocorrer, as pessoas não terão que passar horas no caixa para registrar suas compras. Terão apenas que passar pelos checkout do RFID, pegar sua nota e se dirigir para fazer o pagamento das suas compras.
O RFID é um chip bem pequeno e pode ser implantado em animais e humanos também. É uma tecnologia que me deixa emocionada na moral!
Caro Sendy Lago,
ResponderExcluirParabéns pelo post que esclarece algumas aplicações do RFID no varejo. Talvez você tenha interesse em divulgar o Congresso Brasileiro de RFID, que está na sua segunda edição e traz como tema principal neste ano de 2011, a Internet das coisas. O evento acontecerá em Búzios entre os dias 18 e 21 de outubro e promove uma ação com blogueiros e tuiteiros que inclui inscrição e hospedagem de graça para quem divulgar melhor o evento nas redes sociais. Veja: http://rfidinternetdascoisas.com/blogueiros_tuiteiros/