Iaew meu povo! Gente um broder do trabalho me indicou esse site:"cultura geek por garotas". O
PinkVader um site conduzido por garotas, mas também tem caras vuh! Me identifiquei porque aqui na 8bits somos 2 garotas e 1 cara. O que é coisa rara!
Curti muito o site da galera lá, dei risada e as poha!!
Então, se você como eu pretende comprar uma tablet, dá uma sacada nesse post de uma das meninas da
PinkVader falando tudo que você precisa saber sobre tablets.
WTF é uma graphic tablet?
Você sabe o que é uma
tablet? Não? Pense em um
iPad, aquele “computador” com
tecnologia touch. Basicamanete isso. Agora, uma
Graphic Tablet é diferente. Primeiro, por que não é um computador e sim um periférico. Como o nome em português muito bem descreve, uma
mesa digitalizadora ou
mesa gráfica, que serve para digitalizar os desenhos que são feitos em sua superfície sensível e a melhor alternativa para quem prefere desenhar ou colorir diretamente no computador. Muito útil especialmente para aqueles que trabalham em áreas gráficas. Porque, convenhamos, hoje quase tudo é feito digitalmente e apesar de ainda ser uma apreciadora do desenho tradicional, profissionalmente falando, ter uma tablet é a maneira mais rápida e prática de fazer o trabalho que faço. Sem falar que em tempos de
“pense verde” economizar folhas é sempre bom~
Anatomia
Quando se compra uma tablet, você deverá receber:
1. A mesa gráfica própriamente dita! O importante aqui é saber que a área sensivel(o retangulo mais claro) é a superficie onde você vai trabalhar. Os botões laterais variam de modelo a modelo, mas básicamente servem como atalhos de zoom, scroll, conta gotas e outros de encontrados em programas graficos. A súperficie de contato pode até ser trocada caso se desgaste ou sofra algum acidente(vai que..)
2. A Stylus é a caneta para controlar o cursor. Uma das superfícies é a ponta de desenho(que caso se desgaste pode ser substituida também) e a outra simula uma borracha, apesar de também controlar o cursor fora dos softwares. Possui botões interligados que correpondem aos cliques esquerdo e direito do mouse.
3. O bom e velho mouse que pode substituir a stylus caso você se canse. Na minha opnião, estes mouses são tão ruins quanto os da apple…
4. Um suporte para sua caneta. Importantíssimo para evitar que ela caia no chão e zoe tudo.
5. A interface, que na grande maioria dos casos é USB. Se bem que hoje já existem mesas com tecnologia wireless. No caso das Cintiq, haverão outros cabos.
6. Os Sofwares que vem nas embalagens são os instaladores, geralmente para pc, e alguns demos do Corel Painter em sua última versão.
Sou iniciante. Qual tablet devo comprar?
A primeira coisa a pensar na hora de adquirir uma tablet será no fim que você quer dar a ela. Se você está atrás de algo para alimentar um hobby, não é muito sábio comprar um tablet mega-uber-turbinada desenvolvida pela Nasa porque, como disse antes, elas podem ser bem caras. Mas caso você tenha em mente seu futuro profissional algumas coisas devem ser consideradas:
Marca: Muitos me perguntam se vale a pena comprar tablets de marcas mais baratas e minha resposta é sempre a mesma: não. E resposdo isso pelo simples fato de já ter testado mesas gráficas da genius, Trust, C3 Tech, etc, e todas parecerem ruins quando a pressão e qualidade da linha são postas a prova. A Wacom ainda é a lider de mercado e melhor opção. Tenha em mente que mesmo suas mesas menores ou não tão profissionais, como é o caso da Bamboo Fun ou da já fora de linha Graphire, dão de 10 a 0 na concorrência.
Pressão e qualidade: Uma pressão de qualidade deverá ser capaz de simular o “riscar” de um lápis perfeitamente. Quem desenha sabe muito a diferença que fazem os efeitos de transparência e sombra que você consegue pressionando ou suavizando o contato do grafite com o papel. É este o principio para julgar se uma tablet é boa, você ser capaz de desenhar sem forçar a mão ou o movimento dela.
Tamanho: Os tamanhos de tablets variam de 3X4 até chegar aos modelos maiores como o gigante 12X19. Mas não se engane, a diferença entre tamanhos não significa exatamente diferença de qualidade, está mais para um questão de adaptação a necessidades. Pessoas com monitores maiores podem preferir usar tablets estilo 12X9 pelo simples fato de querer nivelar a área de alcance de ambos. Uma tablet menor caberia perfeitamente nas necessidades de um usuário de notebook, por exemplo. A verdade é que maior não significa melhor, todas funcionam muito bem em qualquer plataforma. Eu por exemplo, uso uma intuous3 8×6 que nunca me deixou na mão.
Preço: Enquanto lá fora mesas gráficas custam por volta de 400$ a 900$ pode ter certeza que este preço aqui triplica. Fazendo uma pesquisa rápida, achei os maiores e mais novos modelos de mesas digitalizadoras da wacom custando o mesmo que um MacBook Pro, por exemplo. De 4.000 pra cima, ouch. Mas sei que ainda é possivel achar tablets por preços um pouco mais humanos por aí. As Bamboo são bem mais em conta e igualmente boas, mesmo que não sejam encaradas como profissionais ao nível Intuos.
Coloquei aqui a parte mais importante do post da Pink Vader. Querendo ler o post completo clique aqui!
Siga-me no Twitter: @SendyLago